Piso/Tecto Radiante

Instalamos os mais modernos sistemas de climatização invisível.

Hoje em dia, o piso radiante a baixa temperatura é um sistema de aquecimento muito evoluído.

O seu funcionamento a baixa temperatura (inferior a 29ºC á superfície) garante um bem-estar e conforto sem igual.

O aquecimento por piso radiante é aquele que mais se aproxima do aquecimento ideal. Como o calor se transmite por radiação, não existe circulação de poeiras e impurezas como no caso dos sistemas por conveção.



Num local aquecido por piso radiante, toda a superfície irradia calor a baixa temperatura. Não existem zonas frias e zonas quentes dentro do mesmo espaço. A distribuição de calor é efetuada dum modo mais suave e uniforme, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar;
- O aquecimento por piso radiante dispensa a existência de grelhas e radiadores, não influenciando na decoração da habitação;
- O piso radiante é invisível. O sistema não levanta pó nem produz correntes de ar;
- É um aquecimento saudável porque não seca o ar, mantendo a humidade natural do ar ambiente. Deste modo evitam-se problemas respiratórios provocados por outros tipos de aquecimento a que se seja mais sensível;
- Utilização de sistemas de produção de energia mais económicos (baixa temperatura).



O piso radiante funciona com recurso a água quente.
O piso é aquecido por intermédio de um fluído aquecedor, que circula no interior de tubos dispostos debaixo deste.
A partir daqui, o calor é transmitido por radiação. Esta transferência de calor realiza-se sempre das superfícies mais quentes para as superfícies mais frias. O corpo humano "funciona" com uma temperatura interior em torno dos 37º-38ºC, mas à superfície, a temperatura ronda os 28-29ºC. Assim, é suficiente aquecer o piso até esta temperatura para se atingir um nível de conforto elevado. Isto quer dizer que no interior dos tubos a temperatura da água é de apenas 35º-45ºC. Devido à disposição dos tubos por toda a área da divisão, a transferência de calor realiza-se de um modo mais suave e uniforme.



Quando a temperatura ambiente se torna superior à temperatura superficial do corpo (aproximadamente 29ºC), o corpo humano não consegue transferir o calor para o ambiente.

Começa a transpirar para arrefecer por evaporação, criando uma sensação de desconforto e mal-estar.
Arrefecendo o piso para próximo dos 20ºC, este absorve o calor emitido pelas outras superfícies por radiação, reduzindo a temperatura ambiente.

Ao ser reduzida a temperatura ambiente, o corpo humano já fica em condições de transferir o calor por radiação, evitando a transpiração e ganhando-se uma sensação de frescura e bem-estar, equiparável a quando se entra numa cave no Verão.



O aquecimento por piso radiante utiliza água a baixa temperatura (entre 35ºC a 45ºC), conferindo-lhe uma grande vantagem relativamente a outros sistemas de aquecimento (quanto menor a temperatura exigida, menor o consumo de energia). O piso radiante torna-se assim adaptável a todos os sistemas de produção de água quente, incluindo sistemas solares térmicos. Pode de igual modo aliar-se com bombas de calor (equipamentos altamente eficientes), caldeiras, entre outros.

A aplicação de piso radiante é compatível com a utilização de sistemas solares, devido à baixa temperatura de serviço exigida. O sistema solar aquece água do depósito termoacumulador. Se a temperatura da água for suficiente para o fornecimento do piso radiante, alcança-se uma superior economia de funcionamento, tornando este sistema muito competitivo. No entanto, no Verão, deve existir outra aplicação para o sistema solar (AQS ou piscina, por exemplo), caso contrário torna-se num sistema economicamente inviável devido à necessidade de dissipar o calor produzido.




O piso radiante pode igualmente ser acoplado a uma bomba de calor como fonte térmica. Devido às suas caraterísticas de funcionamento excecionais, a bomba de calor aproveita a energia do ambiente para aquecer a água que servirá para o aquecimento por piso radiante. Não tem as limitações do sistema solar, funcionando sempre que exigido.



O aquecimento de água com recurso a caldeira (gás, gasóleo ou elétrica) também é compatível com os sistemas de aquecimento por piso radiante.
A par de certas bombas de calor, tem a vantagem de poder ser utilizado em paralelo com a produção de Águas Quentes Sanitárias. Deverá ser instalado um sistema de controlo de modo a controlar a temperatura de alimentação do piso radiante, que pode ser constante ao longo do ano ou variável de acordo com as condições exteriores.



Distribuição suave e uniforme da temperatura por toda a divisão; Liberdade de decoração (sistema e invisível); Inexistência de correntes de ar e movimentação de partículas e micróbios; Permite a utilização de sistemas de produção de energia mais económicos; Possibilidade de aquecimento e arrefecimento num só sistema; Maior sensação de conforto e bem-estar.



Instalamos tetos arrefecidos baseados na circulação de água refrigerada em painéis instalados nos tetos.